ad

sábado, 15 de dezembro de 2012

Seguir Agressivamente no Twitter - Conceitos Básicos

   Um aspecto fundamental de qualquer estratégia de marketing no twitter é o número de seguidores que você tem, ponderado pela qualidade dos mesmos.

   A questão da importância do número de seguidores merece um artigo só para si, mas vamos simplificar dizendo que - a priori - é bom termos muitos seguidores. Discutiremos mais a fundo as vantagens de termos seguidores no futuro.

   A qualidade dos seguidores é uma questão ainda mais polêmica, e que também teremos que discutir mais adiante. De todo modo, podemos dizer, sem muito erro, que um seguidor que é apenas um BOT que não faz nada além de segui-lo tem um valor próximo de 0, e um seguidor influente e engajado, que continuamente retuita o que você publica é altamente qualificado.

   Estabelecidos estes parâmetros, vamos ver os pontos fundamentais da estratégia conhecida como seguir agressivamente.

Conceituação

   Seguir agressivamente é, basicamente, seguir outros perfis do twitter com o objetivo que alguns deles o sigam de volta.
   A lógica é muito simples. Se você disser que, por hipótese, 6% das pessoas que você segue o seguem de volta, basta seguir 1000 pessoas para adquirir 60 seguidores.
   Esta estratégia está na base do twitter. Você segue pessoas que lhe interessam, e estas, se se interessarem pelo que você tem a oferecer, o seguem de volta.
   Ocorre que sistemas de informática permitem rapidamente escalar qualquer atividade. Por exemplo, o envio de cartas comerciais nunca foi um grande problema, até inventarem o e-mail. É uma questão de economia e escala: se enviar 1 e-mail tem um custo praticamente de 0, mesmo que seu retorno seja de 0,0001%, basta você enviar 100.000.000 de e-mails que você terá um enorme sucesso. E irá em pouco tempo congestionar a internet inteira.
   A mesma lógica se aplica ao twitter. Siga 100.000.000 de pessoas, e você automaticamente terá milhões de seguidores.
   Bem, na verdade não. Você não conseguirá seguir mais de 1000 contas em um dia, e provavelmente terá sua conta suspensa em poucas horas.

Estratégias

   Seguir agressivamente é considerada uma técnica Black Hat e viola os termos de uso do Twitter. Seguir as pessoas que você tem interesse em seguir, em um volume aceitável, não automatizado, é perfeitamente adequado, e terá como efeito colateral gerar alguns seguidores.
   Obviamente a fronteira entre as duas abordagens é de difícil definição e influenciada por uma série de fatores (alguns apresentaremos em breve).
   De uma forma simples, porém, pode-se dizer que seguir contas que sejam de interesse, dentro de limites  que  o Twitter considere como aceitáveis, irá aumentar o seu número de seguidores. Você pode fazer isto manualmente (o que é aceito pelo twitter se não for considerado agressivo) ou por ferramentas automáticas (o que viola os termos de uso, mas provavelmente só será punido se o twitter entender como uma estratégia especificamente de seguir agressivamente).
   O artigo a seguir apresenta uma interessante defesa desta estratégia como uma abordagem válida e de longo prazo: http://www.leavingworkbehind.com/how-to-get-more-twitter-followers/

Comentário Final
    Existe uma única forma automatizada de seguir que é considerada válida pelo twitter: o auto-follow, seguir automaticamente quem está seguindo você. A priori, ela exerce um efeito positivo sobre seu número de seguidores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário