ad

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Estatísticas secretas do twitter

   Ok, o título é quase que um exemplo de outra estratégia para chamar atenção e fazer as pessoas visitarem um blog.

   Por definição funcionou. Se não funcionou, você não está lendo este de qualquer modo, e não faz diferença eu ter escrito :)

   Admito, as estatísticas não são tão secretas assim. E são de certa forma empiricas, com pouco volume de dados. E vinculadas a muitos fatores específicos. E variáveis no tempo. etc.etc.etc.

   Mas podem ser úteis:

   1 - Limiares de seguir agressivamente
        Seguir menos de 20 pessoas diariamente parece ser bem seguro. Possivelmente menos de 40 também. Exceto em IPs comprometidos, ou em contas criadas recentemente, etc...
        Seguir mais de 300 pessoas parece ser bem perigoso. Há casos relatados em que isto tem sido feitos há muitos anos, mas me parece que são contas que cairam no limiar máximo de tolerância do twitter.

   2 - Resultados reais de seguir agressivamente
        Você pode ter 100% de resultado se seguir só quem sempre segue de volta. Mas dificilmente isto é relevante:
         a. Quem segue você de volta, segue todo mundo de volta. Se ele segue 10.000 pessoas, seguir ou não seguir você provavelmente não vai fazer diferença, você é só mais 1 em 10.000
         b. Se focar apenas em quem sempre segue de volta, dificilmente você conseguirá ao mesmo tempo focar em seu nicho de atuação.

         Considere 6% como uma média de sucesso (quem você segue segue você de volta). Acima de 10% se você está atingindo um público adequado. 30% como um limiar máximo na prática. Se estiver abaixo de 2%, chances são que você não está atraindo nenhuma atenção, e só está recebendo automaticamente seguidores.

   3 - Tempo para maturação de uma conta
         Tempo para uma conta do twitter não ser mais considerada recente (e, portanto, mais sujeita a um bloqueio): certamente mais de 3 ou 4 dias. Aparentemente menos de 4 meses.

   4 - Outros fatores de risco
          É lógico supor que denúncias aumentem o risco de suspensão de sua conta. Há relatos na Internet que enviar links maliciosos ou de propagandas aumentam o risco de suspensão, mas é difícil saber se este é um efeito direto, ou resultado destas práticas aumentarem o volume de denúncias por outros usuários.
          Há relatos que configurar um fundo, colocar uma biografia, uma imagem, tornam uma conta 'mais natural' e portanto menos passível de ser identificada como falsa. Obviamente, contas que o twitter identifique como falsas são bloqueadas. Pessoalmente, tenho dúvidas a este respeito, haja visto que muitos usuários reais não configuram todas estas informações, enquanto não é difícil para alguém que está fazendo contas falsas fazer isto.
          Por outro lado, suspeito que analises estatísticas do tipo de mensagens que a conta envia podem ser relevantes.
          


Nenhum comentário:

Postar um comentário