ad

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Qualidade dos seguidores no twitter

   Falamos bastante, nos últimos artigos, sobre as formas mais polêmicas e - digamos assim - obscuras de uma estratégia no twitter.

   Não vou dizer que nenhuma estratégia baseada unicamente em formas mecânicas de gerar seguidores tenha resultado. Infelizmente, há, sim, modelos que geram resultados com base nestas abordagens. Se não houvessem, elas não existiriam, pelo menos não em larga escala.

   De todo modo, são poucos os casos em que uma estratégia puramente mecânica faça sentido, e não tenho interesse nenhum em me aprofundar nelas. Modelos deste tipo geralmente envolvem ações questionáveis, SPAM, e mesmo atividades ilegais.

   Para todos os outros, qualquer atividade no twitter só faz sentido se de algum modo envolver os seguidores.

   Para isto, vou neste momento elencar apenas elementos básicos, para discutir mais adiante:

  1 - Busque seguidores que façam sentido para você e seu negócio. O valor de um seguidor que não é de seu interesse é muito limitado. Uma estratégia de buscar seguidores aleatoriamente é, provavelmente, ineficiente.

  2 - Contribua para as necessidades e interesses destes seguidores. Eles provavelmente não o seguem apenas para conhecer seus produtos e serviços. Se desejarem, eles entram em seu site ou leem seu blog. Você tem que oferecer algo que seja de valor para eles.

  3 - Construa uma relação. Vender produtos, atrair público, gerar visitas, são apenas consequências. Lembre-se que você sempre está construindo uma percepção em seu público, e é esta percepção que, em última análise, vai gerar retorno.

 Observação: existe também um outro aspecto de uso do twitter e de seus seguidores, que é ser uma porta para o estabelecimento de outros vínculos com seus seguidores. Também falaremos sobre este tipo de estratégia mais adiante, mas ainda assim, é complementar com o exposto acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário