ad

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Importância do número de seguidores no Twitter

   Há uma tendência, algumas vezes, de supervalorizar o número de seguidores de uma conta twitter, sem considerar a qualidade destes seguidores. Em respeito a questão de qualidade, falaremos mais adiante, mas meu foco aqui é no número de seguidores.

   Esta tendência foi tão forte que gerou todo um comércio de compra de blocos de seguidores. A rigor, se você deseja, pode simplesmente comprar 10.000 seguidores a um custo relativamente baixo. Claro, são apenas contas BOTs, que não vão gerar nenhum retorno direto para você.

   Isto gerou uma estranha onda oposta, expressa no discurso de "não importa a quantidade de seus seguidores, mas sim a qualidade dos mesmos".

   Espera, isto não faz sentido! É intrinsicamente ilógico.

   Quer dizer que ter 10.000 excelentes seguidores é tão bom quanto ter 10 excelentes seguidores? Ou, vamos dizer, ter 10.000 muito bons seguidores é pior que ter 10 excelentes seguidores? E pior que ter 1 excelente seguidor? E pior que ter 1 seguidor que é apenas marginalmente melhor que os 10.000?

   Vamos voltar a terra, e tirar o exagero desta afirmação. Obviamente, o que temos como resultado é algum tipo de ponderação de (seguidores) x (qualidade média dos seguidores). Se assumirmos que todo seguidor gera um valor de 0 ou positivo (o que também pode ser discutido, e podemos tratar mais adiante), em tese, quanto mais seguidores, melhor.

   A justificativa da frase não é o rigor matemático ou a lógica, mas fundamentalmente a política que a mesma orienta, que é de grande importância: focar no número de seguidores, sem considerar o valor dos mesmos, é uma estratégia inconsistente.

   De fato, no twitter, um único seguidor realmente importante pode valor mais que 10.000 seguidores medianos. É importante termos a qualidade dos seguidores como uma questão essencial. De outro modo, poderíamos simplesmente comprar milhares de seguidores (cujo retorno real talvez seja 0).

   Só não vamos esquecer o outro lado da equação. Temos uma multiplicação de dois fatores, e não importa quanto retorno 1 seguidor extremamente qualificado gere, se conseguirmos, digamos, 10 seguidores extremamente qualificados, teremos 10 vezes mais retorno (em tese, obviamente a conta não é tão simples assim).

   Conclusão pessoal: trabalhar em conjunto a qualidade e quantidade dos seguidores pode gerar os melhores resultados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário