ad

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conta suspensa - o que causou

Se você não está fazendo SPAM, mas está seguindo agressivamente, e sua conta twitter foi suspensa, provavelmente é exatamente por este motivo.

Mas qual a causa, ou seja, qual o limiar que você ultrapassou naquele momento que gerou a suspensão? Talvez nenhum.

Obviamente estou assumindo que o motivo não é evidente. Se você usou um IP comprometido (talvez por outra conta sua no mesmo IP), recém criou a conta e começou a seguir agressivamente, ou aumentou subitamente seu volume de seguir, o motivo é óbvio.

Porém, pode ser que sua conta tenha sido suspensa após meses sem alteração em sua estratégia.

Aqui vão apenas conjecturas, mas me coloco no lugar de quem trabalha com a suspensão de contas no Twitter. Se eu estivesse lutando contra os seguidores agressivos, eu não teria um limiar rígido, tipo quem seguir mais de 50 contas por 3 dias seguidos é suspenso. O motivo é simples: justamente quem eu não quero bloquear poderia, inadvertidamente, cair neste limiar, enquanto quem utiliza esta estratégia de forma direcionada - que são quem eu quero suspender - rapidamente identificariam tais limiares e trabalhariam abaixo dos mesmos.

Se eu fosse da equipe do Twitter eu faria diferente. Obviamente eu teria limites rígidos de casos extremos, por exemplo suspender quem segue 300 contas. Mas a suspensão de quem segue 100 contas não seria automática, seria algo não determinístico. Talvez a cada seis meses (ou melhor ainda em um tempo aleatório) eu verificasse as contas e seu histórico de uso nos últimos meses, e bloqueasse aquelas que ultrapassaram tal limiar.

Para tornar ainda mais difícil a identificação de meus critérios, eu trabalharia com algum nível de aleatoriedade.

Assim, sua conta pode ter sido suspensa por cruzar realmente um limiar do Twitter, mas lembre-se que a equipe do Twitter fará o possível para que você não consigue determinar de forma clara qual este limiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário